25 de Maio de 2019
A ``Fuxito=Baptista´´, Bloguerista na semana do Berço da Humanidade África.
Descreve uma trajectória de uma artista plástico com 15 anos de experiências no palco da exposição nacional e internacional.
Descreve uma trajectória de uma artista plástico com 15 anos de experiências no palco da exposição nacional e internacional.
Fig. nº 1; Adão Mussungo- artista plástico
``‘Kizwa Kya Dipanda’, uma homenagem à Independência de Angola, é a mais nova exposição individual do artista plástico Adão Mussungo, inaugurada ontem, 21 de Novembro, no Edifício Kilamba.
A exposição ‘Kizwa Kya Dipanda’ é uma colecção de 30 obras cujo simbolismo representa os 43 anos da independência de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975. Segundo o artista, o processo de pesquisa e elaboração das obras durou três anos.
À Neovibe, Adão Mussungo esclareceu que a homenagem se estende a todos aqueles que lutaram ou que tiveram familiares envolvidos na libertação de Angola, outrora uma das colónias ultramarina de Portugal.
“Para mim, essa exposição representa a liberdade e o anseio dos oprimidos. Quando pensei em materializá-la, a minha principal intenção foi poder homenagear o povo angolano em geral, e não alguns nomes. Até porque a luta foi de todos”, explicou.
O artista sublinhou ainda que atribuiu a uma das suas obras o título ‘Kalunga’ em honra dos guerrilheiros que se bateram contra a opressão colonial.
Claudina Lopes, antiga colega de turma de Adão Mussungo, formada na especialidade de cerâmica, elogiou a qualidade dos trabalhos do seu amigo. “Eu já esperava isso. As suas obras sempre tiveram muito destaque durante o tempo em que éramos colega”, lembrou.
Por seu turno, Armando Scoott, orador do evento e colega de profissão, sublinhou a bravura artística do colega com quem mantém contacto há anos.
“Essa exposição é o resultado de uma ideia antiga. Quando o Adão Mussungo me disse que tinha isso em carteira, em nenhum momento pensei numa dimensão como essa. Se formos fazer um retrocesso as obras de mestres como Vitex e de outros mais-velhos, veremos o reflexo da necessidade de se conservar a história de Angola”, comparou.
Adão Guimarães Mussungo é artista plástico há mais de 15 anos e conta já com várias exposições individuais.´´
Fig. nº 2; Exposição do artista plástico Adão Mussungo- ‘Kizwa Kya Dipanda’ que foi realizado de 21 de Novembro, 15 de Dezembro de 2018.
Fig. nº 2; Exposição do artista plástico Adão Mussungo- ‘Kizwa Kya Dipanda’ que foi realizado de 21 de Novembro, 15 de Dezembro de 2018.
Texto: David Gaspar / Adaptado por ASMB
Fotografia: Santos Cezar
Fonte: Neovibe
Comentários
Enviar um comentário