12 de Julho de 1975 / 12 de Julho de 2018 - São Tomé e Principe.


São Tomé e Principe foi uma colónia Portuguesa, onde fazia-se o comercio do açúcar, café, nas roças das canas de açúcar e desde já foi um dos maiores produtores de cacau desde 1500, descoberto no principio do sec. XV, com a escravidão, implementadas com empresas portuguesas, e muitos escravos provenientes de África, e a própria África era a maior exportador de cacau, açúcar e café.

Desde abolição da escravatura em 1986, por Portugal, mesmo assim os serviços de escravos nas roças foram terríveis no sec. XX, continuou o abuso de mão de obra barata, culminou a uma rebelião o "Massacre de Batepa" em 1956, onde muitos trabalhadores foram mortos em atrito com seus governantes portugueses.

Sendo hoje em dia a produção de Cacau uma das maior cultura do país.

12 de Julho comemora-se a Independência em 1975, alcançada pela queda  do ditador Marcelo Caetano, foi derrubado na Revolução dos Cravos em 1974, Portugal se dissolveu da colónia ultramarina, e o país se tornou independente,fruto da negociação MLSTP (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe)  com a autoridade de Português e elaborado um acordo para a transferência de soberania. São Tomé e Príncipe conseguiu a independência em 12 de Julho de 1975. 
Com a implantação do sistema multipartidário em 1991,realizou-se em São Tomé e Príncipe a primeira eleição justa e democrática.


Fig. nº 1
Cerca de 137.500 vivem em São Tomé e 6000 no Príncipe fazendo assim a população total. Todos são descendentes de várias etnias que migraram para as ilhas desde 1485. Sete grupos são identificáveis:
  • Mestiços, ou os chamados mulatos, descendentes de colonos e escravos Africano Português trazidos para as ilhas durante os primeiros anos de assentamento do Benim, Gabão e Congo (essas pessoas também são conhecidos como Filhos da Terra.
  • Angulares, supostamente descendentes de escravos angolanos que sobreviveu a um naufrágio 1540 e agora ganham a pesca de subsistência;
  • Forros, descendentes de escravos libertos quando a escravidão foi abolida;
  • Serviçais, trabalhadores contratados de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que vivem temporariamente nas ilhas;
  • Tongas, filhos de serviçais nascidos nas ilhas;
  • Europeus, principalmente Português;
  • Asiáticos, principalmente chineses minoria, incluindo pessoas de ascendência macaense e chinesa Português misto de Macau.

Clima

Ao nível do mar, o clima é tropical quente e húmido, com temperatura média anual de cerca de 27 ° C (80,6 ° F) e pouca variação diária. A temperatura raramente sobe além de 32 ° C (89,6 ° F). Em altitudes mais elevadas do interior, a temperatura média anual é de 20 ° C (68 ° F), e as noites são geralmente fria. A precipitação anual varia de 5.000 mm (196,9 ln) nas encostas do sudoeste de 1.000 mm (39,4 ln) nas planícies do norte. A estação chuvosa vai de Outubro a Maio. 

Aeoroporto

O aeroporto internacional de São Tomé(IATA: TMS, ICA FPST) é um aeroporto localizado na Ilha de São Tomé, 5 km (3 milhas) da cidade de São Tomé. É o principal aeroporto que serve São Tomé e Príncipe. 
Fig. nº 2:  Aeroporto de São Tomé

Por: ASMB

Fonte;http://www.saotomeprincipe.st/pt/jornal_135-jornal-o-parvo.html
Fig. nº 1: Googlemapa

Comentários

Mensagens populares